A empresa multinacional KMW, que está construindo uma unidade de manutenção de blindados na cidade, assinará um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na manhã desta quarta-feira. De acordo com o gerente executivo de treinamento de simulação da empresa alemã, João Evangelos Zacharakis, conhecido como John, a parceria tem intenção de estreitar os laços para um futuro desenvolvimento de tecnologias de defesa na cidade.
Segundo ele, após assinado o protocolo de intenções, será criado um projeto piloto entre a KMW e universidade, provavelmente voltado aos alunos dos cursos relacionados à computação e a tecnologias. O protocolo será assinado pelo reitor da instituição, Paulo Burmann.
-É uma transferência de tecnologia, com novas oportunidades aos estudantes, na qual será mantida a mão de obra na cidade, gerando negócios e projetos a partir deste acordo, tanto à empresa quanto à universidade - afirma Zacharakis.
Alunos de quatro cursos já serão beneficiados agora
Um dos professores da UFSM que ajudará no desenvolvimento dos projetos entre a instituição e a empresa é João Baptista Martins, doutor em Ciência da Computação. Segundo ele, em um primeiro momento, os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica serão favorecidos, já que trabalham diretamente com softwares. Posteriormente, outros estudantes poderão ser beneficiados com a parceria.
- Os alunos ganham muito e, também, os formados, já que abrem novas oportunidades, proporcionando mais pesquisa e desenvolvimento. Já conversamos sobre os projetos e, tão logo após a assinatura, os primeiros serão lançados - diz Martins.